Comentário inicial: Neste segundo dia do Tríduo em honra a Santo Antônio refletiremos sobre o tema: Santo Antônio e as famílias. A família é a principal instituição que existe, nada é maior e mais importante do que ela. É a base da sociedade. Jesus quis ter uma família para nos mostrar que é no seio familiar o lugar propício para criar um novo mundo. A família hoje sofre. Nós como cristãos temos a obrigação de valorizar, reforçar, amparar, socorrer e rezar pelas famílias.
Oração do dia: Ó Deus, vós que sois o autor de todas as coisas, conheces nossas famílias e suas necessidades. Pelos méritos de Santo Antônio, pedimos que faças de cada lar um reflexo da Família de Nazaré. Por Cristo nosso Senhor. Amém.
Leitura: Efésios 6, 1 – 4
Leitura da Carta aos Efésios. Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isso é justo. “Honra teu pai e tua mãe” é o primeiro mandamento, e vem acompanhado de uma promessa: “para que sejas feliz e tenhas vida longa sobre a Terra”. Pais, não deis aos filhos motivo de revolta contra vós; criai os filhos, educando-os e corrigindo-os como quer o Senhor. Palavra do Senhor.
Salmo: A família é Dom de Deus
1. Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a constroem. Se o Senhor não guardar a cidade, debalde vigiam as sentinelas.
2. Inútil levantar-vos antes da aurora, e atrasar até alta noite vosso descanso, para comer o pão de um duro trabalho, pois Deus o dá aos seus amados até durante o sono.
3. Vede, os filhos são um dom de Deus: é uma recompensa o fruto das entranhas. Tais como as flechas nas mãos do guerreiro, assim são os filhos gerados na juventude.
3. Vede, os filhos são um dom de Deus: é uma recompensa o fruto das entranhas. Tais como as flechas nas mãos do guerreiro, assim são os filhos gerados na juventude.
Evangelho: Lucas 2, 41 – 52
Os pais de Jesus iam todos os anos a Jerusalém, para a festa da Páscoa. Quando o Menino completou doze anos, subiram para a festa, como de costume. Passados os dias da Páscoa, voltaram, mas o Menino Jesus ficou em Jerusalém, sem que seus pais o notassem. Pensando que o Menino estivesse na caravana, caminharam um dia inteiro. Depois começaram a procurá-l'O entre parentes e conhecidos. Não O tendo encontrado, voltaram a Jerusalém à procura d'Ele. Três dias depois, encontraram o Menino no Templo. Estava sentado no meio dos doutores, a ouvi-los e a fazer-lhes perguntas. Todos os que ouviam o Menino estavam maravilhados com a inteligência das suas respostas. Ao vê-l'O, os seus pais ficaram emocionados. Sua Mãe disse-Lhe: “Meu filho, porque fizeste isto connosco? Olha que teu pai e eu andávamos angustiados, à tua pro-cura”. Jesus respondeu: “Porque Me procuráveis? Não sabíeis que Eu devo estar na casa do meu Pai?” Mas eles não compreenderam o que o Menino acabava de lhes dizer. Jesus desceu então com seus pais para Nazaré e obedecia-lhes. E sua mãe conservava no coração todas estas coisas. E Jesus crescia em sabedoria, em estatura e graça, diante de Deus e dos homens. Palavra da Salvação.
Preces: A resposta de nossas preces será cantada: Abençõa Senhor as famílias amém, abençõa Senhor a minha também.
1. Para que todas as familias sejam cada vez mais unidas e testemunhem o amor e a paz, cantemos:
2. Para que os pais amem e eduquem seus filhos pelos caminhos de Deus, cantemos:
3. Para que os filhos respeitem, amem e obedeçam a seus pais ou responsáveis, cantemos:
4. Para que Santo Antônio interceda pelos namorados e esposos, fazendo com que seu amor seja fiel e reflexo do amor de Deus, cantemos:
5. Para que todas as famílias sejam fortalecidas e anseiem por serem como a Sagrada Família, cantemos:
Propósito: Neste segundo dia do Tríduo, vamos nos propor a rezar por todos os familiares que estão afastados da prática da fé. Se possível ajudarei uma família necessitada.
muito bom este subsidio para que posamos celebrar um encontro de fe
ResponderExcluirpreciso o triduo para o primeiro e o terceiro dia
ResponderExcluir