Comentário Inicial: Neste primeiro dia vamos refletir sobre o tema: Santo Antônio e a Palavra de Deus. Santo Antônio foi um grande pregador. Anunciou com palavras e com obras o Evangelho do Senhor. Em todos os lagares por onde passava espalhava a semente da Palavra de Deus. Ao refletir sobre este tema somos chamados pelo Senhor a Sermos também evangelizadores, Católicos que sejam capazes de anunciar o Reino dos Céus e as palavras de Cristo sem medo nem receio.
Oração do dia: Ó Deus, Tu nos falas através das Sagradas Escrituras. Faz com que teu povo queira te ouvir e cumprir aquilo que ensinastes. Daí que, a exemplo de Santo Antônio, amando, lendo e meditando as tuas Palavras alcancemos a Vida Eterna. Por Cristo nosso Senhor. Amém.
Leitura: 1º Fioretti 40
Santo Antônio encontrava-se em Rimini, para pregar o Evangelho. Como esta era uma cidade de hereges, não quiseram o ouvir. E ele por inspiração Divina dirigiu-se à foz do rio, junto do mar e estando na praia, entre o mar e o rio, começou a falar aos peixes, dizendo: “Ouvi a Palavra de Deus, ó peixes do mar e do rio, pois os infiéis heréticos esquivam-se de ouvi-la”. E dito isto, subitamente aproximou-se dele na praia tamanha multidão de peixes, todos tinham a cabeça para fora da água e estavam atentos à face de Santo Antônio, e todos em grande paz e ordem. Estando ali os peixes, Santo Antônio começou a pregar solenemente. Ao ouvir os ensinamentos do Santo os peixes começaram a abrir a boca e inclinar as cabeças como forma de reverência e louvor a Deus. Terminados seu sermão, Santo Antônio despediu os peixes com a benção de Deus e todos partiram maravilhados, bem como o povo que assistia ao milagre. Em Louvor de Cristo. Amém.
Salmo: A palavra de Deus é verdade, sua lei, liberdade.
1. A lei do Senhor é perfeita, conforto para a alma. O testemunho do Senhor é fiel, sabedoria dos humildes.
2. Os preceitos do Senhor são precisos, alegria ao coração. O mandamento do Senhor é brilhante, para os olhos é uma luz.
3. Mais desejáveis que o ouro são as palavras do Senhor, são mais dóceis do que o mel, do que o mel que sai dos favos.
Evangelho: Mateus 7, 24 – 27
Naquele tempo, disse Jesus: “Quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática é como um homem sensato, que construiu sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não desabou, porque estava construída sobre a rocha. Por outro lado, quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática é como um homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos sopraram e deram contra a casa, e ela desabou, e grande foi a sua ruína!” Palavra da Salvação.
Preces: A resposta de nossas preces será: Senhor, que a tua Palavra nos transforme.
1. PARA que todos nós amemos a Palavra de Deus, rezemos:
2. PARA que tenhamos coragem de anunciar o Evangelho com palavras e obras, rezemos:
3. PARA que os pais deem aos seus fihlos o Pão da Palavra, rezemos:
4. PARa que os pregadores, missionários e catequistas anunciem e vivam a Palavra de Deus, rezemos:
5. PARA que a exemplo de Santo Antônio deixemos a Palavra de Deus transformar a nossa vida, rezemos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário