sábado, 25 de junho de 2011

Rio de Janeiro sediará a Jornada Mundial da Juventude em 2013


O Rio de Janeiro foi a cidade escolhida para hospedar, em 2013, a 38ª Jornada Mundial da Juventude, segundo informou hoje a imprensa do Vaticano. A candidatura brasileira foi preferida com relação a sua concorrente: a Coreia do Sul.

O encontro, que desde que Bento XVI assumiu o Pontificado passou a ser de três em três anos, foi adiantado em um ano para evitar que ocorra no mesmo ano da Copa do Mundo de 2014, que o Brasil sediará.
 
A Jornada foi criada em 1984 pelo então papa João Paulo II.

Obrigado Senhor por oportunizar este encontro em nossa terra.

Parabéns Brasil por se dispor a acolher a Igreja e os jovens do mundo todo.

Vídeo da Jornada Mundial da Juventude no Brasil
http://www.youtube.com/watch?v=_R1X457_xIc

Eucaristia

Festa do Corpo de Deus

Eucaristia - Corpo e Sangue de Cristo.

Não é símbolo, nem representação. É verdadeiramente, realmente o Corpo e o Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo. 

Reze:
Creio, Senhor, na sua presença real na Eucaristia, mas aumentai a minha fé. (3 vezes). 

domingo, 12 de junho de 2011

Pentecostes

Pentecostes é uma festa celebrada 50 dias após a Páscoa.
Nela pedimos ao Senhor que nos envie seu Espírito Santo.
É Ele quem deu força e coragem aos apóstolos para darem continuidade ao projeto de Jesus.

Não há mais motivo para temermos ou para não testemunharmos nossa fé, Deus nos enviou o Espírito Santo. Ele está conosco, nos animando para a missão e para o anuncio.

Portanto, Testemunhemos nossa Fé por palavras e obras. Comecemos hoje!!!

Oração para pedir o Espírito Santo e seus Dons
Vinde Espírito Santo,
Enchei os corações dos Vossos fiéis
E acendei neles o fogo do Vosso amor
Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado
E renovareis a face da terra
Oremos: ó Deus que Instruístes os corações dos Vossos fiéis
Com a luz do Espírito Santo,
Fazei que apreciemos retamente todas as coisas
Segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre de suas consolações
Por Cristo Senhor nosso, Amém.

Oração para Pedir os dons

Dai-nos Senhor vossos dons. Envia sobre nós teu Espírito e enchei-nos com seu amor e com seus dons.

Vinde Espírito Santo / E dai-nos o Dom da Sabedoria  / Para que possamos avaliar todas as coisas à luz do Evangelho / E ler nos acontecimentos da vida os projetos de amor do Pai / Dai-nos o Entendimento / Uma compreensão mais profunda da verdade / A fim de anunciar a salvação com maior firmeza e convicção / Dai-nos o Dom do Conselho / Que ilumina a nossa vida  / E orientai a nossa ação segundo vossa Divina Providência / Dai-nos o Dom da Fortaleza / Sustentai-nos no meio de tantas dificuldades / Com vossa coragem para que possamos anunciar o Evangelho / Dai-nos  o Dom da Ciência / Para distinguir o Único Necessário /  Das coisas meramente importantes / Dai-nos Piedade / Para reanimar sempre mais nossa íntima comunhão convosco / E, finalmente, dai-nos vosso santo Temor / Para que, conscientes de nossas fragilidades, / Reconhecermos a força da vossa graça./ Vinde Espírito Santo / E dai-nos um novo coração. Amém. Padre Joãzinho, scj

Espírito Santo

sábado, 11 de junho de 2011

Benção de Santo Antônio

A nossa proteção está no nome do Senhor.

Que fez o céu e a terra.

Rogai por nós, ó glorioso Santo Antônio.

Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos:
Senhor Deus, nós vos bendizemos pelas vossas maravilhas, operadas em Santo Antônio, vosso confessor e doutor, e vos pedimos que sua intercessão alegre a vossa Igreja, para que ela viva em paz e unidade, caminhando incólume até as alegrias eternas junto de vós. Por Cristo Nosso Senhor.
Todos: Amém.

Pres.: Eis a cruz † do Senhor. Afastem-se de vós todos os inimigos da salvação. Pois venceu o leão da tribo de Judá, descendente de Davi, Jesus Cristo, nosso Senhor.
Todos: Amém.

Benção do pão de Santo Antônio

O senhor esteja convosco!

Ele está no meio de nós!

O nosso auxílio está no nome do Senhor.

Que fez o céu e a terra.

Rogai por nós, ó glorioso Santo Antônio!

Para que sejamos dignos das promessas de Cristo!

Oremos
Senhor, pai santo, Deus eterno e Todo-Poderoso, abençoai + este pão, pela intercessão de Santo Antônio, que por sua pregação e exemplo distribuiu o pão da vossa Palavra aos vossos fiéis. Este pão recorde aos que o comerem ou distribuírem com devoção, o Pão que vosso filho multiplicou no deserto para a multidão faminta, o Pão Eucarístico que nos dais diariamente no mistério da Eucaristia; e fazei que este pão nos lembre nosso compromisso para com todos os irmãos necessitados de alimento corporal e espiritual. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, Pão vivo que desceu do céu e dá a vida e a salvação ao mundo inteiro na unidade do Espírito Santo. Amém.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

quinta-feira, 9 de junho de 2011

FESTA DE SANTO ANTÔNIO. TEMA: SANTO ANTÔNIO E O SEGUIMENTO DE JESUS

Comentário Inicial: Hoje nos alegramos muito, abrimos nossos lábios para louvar e glorificar a Deus pela vida tão santa e evangélica de Santo Antônio, o santo do mundo inteiro. Neste dia somos convidados a refletir sobre o tema: Santo Antônio e o seguimento de Jesus. Santo Antônio deixou-nos um exemplo, ele fez de sua vida um hino de ação de graças a nosso Senhor. Devemos nós o mesmo fazer. Devemos seguir Jesus Cristo e viver pelo seu Reino. No seguimento de Jesus encontramos sentido para a nossa caminhada, se nos dispomos a servi-lo ele se torna nosso companheiro e guia. A maior alegria de Deus é ver um cristão engajado, que vive e pratica a sua fé.

Oração do dia: Senhor, nós vos agradecemos pela vida de vosso servo Santo Antônio e vos pedimos que, a seu exemplo, sejamos sempre teus seguidores e anunciadores de tua Palavra. Por Cristo nosso Senhor. Amém.

1ª Leitura: I Samuel 3, 1 – 10
Leitura do livro de Samuel. O jovem samuel servia ao Senhor sob as ordens de Eli. Naquele tempo a palavra do Senhor era rara e as visões não eram freqüentes. Certo dia, Eli estava dormindo no seu quarto. Seus olhos começavam a enfraquecer e já não conseguia enxergar. A lâmpada de Deus ainda não se tinha apagado e Samuel estava dormindo no santuário do Senhor, onde se encontrava a arca de Deus. Então o Senhor chamou: “Samuel, Samuel!” — “estou aqui”, respondeu, e correu para junto de Eli: “tu me chamaste, aqui estou”. Eli respondeu: “eu não te chamei. Volta a dormir!” E ele foi deitar-se. O Senhor chamou de novo: “Samuel, Samuel!” E Samuel levantou-se, foi ter com Eli e disse: “tu me chamaste, aqui estou”. Eli respondeu: “não te chamei, meu filho. Volta a dormir!” Samuel ainda não conhecia o Senhor, pois, até então, a palavra do Senhor não se tinha manifestado a ele. O Senhor chamou pela terceira vez: “Samuel, Samuel!” Ele levantou-se, foi para junto de Eli e disse: “tu me chamaste, aqui estou”. Eli compreendeu então que era o Senhor que estava chamando o menino e disse a Samuel: “volta a deitar-te e, se alguém te chamar, responderás: “fala, Senhor, que teu servo escuta!” E Samuel voltou a seu lugar para dormir.  O Senhor veio, pôs-se junto dele e chamou-o como das outras vezes: “Samuel! Samuel!” E ele respondeu: “fala, que teu servo escuta”. Palavra do Senhor.

Salmo: Eis que venho fazer com prazer a vossa vontade, Senhor.
1.      Esperando esperei no Senhor, e inclinando-se ouviu meu clamor. Canto novo ele pôs em meus lábios, em poema em louvor ao Senhor.
2.      Sacrifício e obração não quisestes, mas abristes, Senhor, meus ouvidos; não pedistes ofertas nem vítimas, holocaustos por nossos pecados e então eu vos disse:”Eis que venho”!
3.      Com prazer faço a vossa vontade, proclamei toda a vossa justiça, sem retê-la no meu coração. Não calei vossa graça e verdade na presença da grande assembleia.

2ª Leitura: I João 2, 3 – 6
Leitura da carta de São João. Irmãos, o critério para saber se conhecemos a Deus é este: se observamos os seus mandamentos. Quem diz: “Eu conheço a Deus”, mas não observa os seus mandamentos, é mentiroso, e a verdade não está nele. Naquele, porém, que guarda a sua palavra, o amor de Deus é plenamente realizado. Com isso sabemos que estamos em Deus. Quem diz que permanece em Deus deve, pessoalmente, viver como Jesus viveu. Palavra do Senhor.

Evangelho: Marcos 1, 16 – 20
Naquele tempo, caminhando à beira do mar da Galiléia, Jesus viu Simão e o irmão deste, André, lançando as redes ao mar, pois eram pescadores. Então disse-lhes: “Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens”. E eles, imediatamente, deixaram as redes e o seguiram. Prosseguindo um pouco adiante, viu também Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão, João, consertando as redes no barco. Imediatamente, Jesus os chamou. E eles, deixando o pai Zebedeu no barco com os empregados, puseram-se a seguir Jesus. Palavra da Salvação.

Preces: Espontâneas. A resposta será: Santo Antônio rogai por nós, intercedei a Deus por nós.

Propósito: Como seguidor de Jesus, prometo me esforçar para ser sinal de Jesus em todos os lugares e situações. Testemunharei com obras de caridade a minha fé em Jesus.

TRÍDUO A SANTO ANTÔNIO - 3º DIA – TEMA: SANTO ANTÔNIO E A EUCARISTIA

Comentário inicial: Neste dia iremos refletir sobre o tema: Santo Antônio e a Eucaristia. A Eucaristia é a vida e o ápice da Igreja, nela está toda a razão de nossa Fé Católica. Eucaristia não é símbolo, Eucaristia é o Corpo e o Sangue de Cristo. Santo Antônio era sacerdote e, inúmeras vezes, deve ter consagrado o Corpo e o Sangue do Senhor. Ele amava imensamente a Eucaristia. Que este Santo nos ensine a cultivar tão grande fé e amor pelo Santíssimo Sacramento.

Oração o dia: Ó Deus, Santo Antônio tinha grande fé e amor por sua presença real na Hóstia Consagrada. Fazei com que seguindo seu exemplo, aumentemos nossa fé e creiamos que a Eucaristia é o Corpo e Sangue de Jesus Cristo nosso Senhor. Amém.

Leitura: Narrativa do milagre da Eucaristia e da mula de Santo Antônio
Um dia, frei Antônio encontrava-se em Rímini, cidade da Itália, quando um herege chamado Bonvillo quis desafia-lo publicamente debochando de suas palavras sobre a Santíssima Eucaristia e sobre a presença de Jesus na Hóstia Sagrada.
O homem propôs a Frei Antônio: vou deixar minha mula três dias sem comer, sem tomar o seu alimento preferido, o feno do campo. E vós, ó frade Antônio, podeis trazer diante dela o que dizeis ser alimento dos cristãos, Eucaristia, Hóstia Sagrada, na qual, vós dizeis, está presente o Senhor Jesus. Pois bem, se a minha mula se ajoelhar reverente diante do Senhor Jesus que afirmais estar presente na Hóstia, aí sim, eu acreditarei, e se a mula se ajoelhar diante daquilo que vós chamais Santíssimo Sacramento, eu também me ajoelharei.
Frei Antônio aceitou o desafio.
Na hora e no dia marcado, a praça estava toda tomada de uma imensa multidão. Frei Antônio, traz consigo um lindo Ostensório em cujo centro brilha a Hóstia Sagrada. Joelhos reverentes se dobram ao passar da procissão. Sobre um altar preparado no centro da praça, frei Antônio coloca o Santíssimo Sacramento e, de joelhos, o adora reverente.
Não demorou muito e chegou, gritando e empurrando sua pobre mula o fanático Bonvillo. Trazia nas costas um saco cheio de feno cheiroso. Chegando perto do altar espalhou ao lado o feno cheiroso. Frei Antônio, recolhido, permanecia em oração. Quando Bonvillo soltou a mula, já todo sorridente prevendo o desfecho da caminhada do animal faminto, seus olhos não acreditavam no que estavam vendo: a mula não se movia do lado de frei Antônio. Em vão, começou o herege a empurrá-la para o lado da erva fresca e cheirosa. Brandia nos ares o chicote, mas tudo era inútil. Frei Antônio levanta-se, vai ao altar e começa a abençoar a multidão que piedosa, se ajoelha. Naquele mesmo instante, como se estivesse acompanhando o povo cheio de fé, também a mula dobra reverente as duas patas dianteiras enquanto as campainhas sonoras soavam sinais da Benção Eucarística. Cheio de lágrimas, também o herege dobrou seus joelhos e exclamou comovido: “Bendito, louvado seja, o Santíssimo Sacramento!”
Em Louvor de Cristo. Amém.

Salmo: Elevo o cálice da minha salvação, invocando o nome santo do Senhor.
1.      Que poderei retribuir ao Senhor Deus, por tudo aquilo que ele fez em meu favor? Elevo o calice da minha salvação, invicando o nome santo do Senhor.
2.      É sentida por demais pelo Senhor, a morte dos seus santos seus amigos. Eis que sou o vosso servo ó Senhor, vosso servo que vos ama mais que tudo.
3.      Por isso oferto um sacrifício de louvor, invocando o nome santo do Senhor. Vpu cumprir minhas promessas ao Senhor na presença do seus povo reunido.

Evangelho: São João 6, 48 – 58
Naquele tempo disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Os vossos pais comeram o maná no deserto e, no entanto, morreram. Aqui está o pão que desce do céu, para que não morra quem dele comer. “Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem come deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne, entregue pela vida do mundo”.  Os judeus discutiam entre si: “Como é que ele pode dar a sua carne a comer?”  Jesus disse: “Em verdade, em verdade, vos digo: se  não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós. Quem consome a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Pois minha carne é verdadeira comida e meu sangue é verdadeira bebida. Quem consome a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim, e eu nele.  Como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo por meio do Pai, assim aquele que me consome viverá por meio de mim. Este é o pão que desceu do céu. Não é como aquele que os vossos pais comeram e no entanto morreram. Quem consome este pão viverá para sempre. Palavra da Salvação.

Preces: A resposta de nossas preces será: Senhor, alimantai-nos com o Pão da Vida.
1.      Para que aprendamos a repartir com os mais pobres o pão de cada dia, rezemos:
2.      Para que creiamos cada vez mais na presença real de Cristo na Eucaristia, rezemos:
3.      Para que a exemplo de Santo Antônio nos tornemos cada vez mais homens e mulheres eucarísticos, rezemos:
4.      A Eucaristia requer que sejamos caridosos. Para que aprendamos a praticar os valores evangélicos, rezemos:
5.      Para que sejamos capazes de testemunhar nossa fé, assim como fez Santo Antônio, rezemos:

Propósito: Neste terceiro dia do vamos nos aprofundar no amor a Jesus Eucarístico. Vamos nos convencer do valor da missa e participar dela sempre que possível. Quando puder irei à Igreja fazer uma visitinha ao Santíssimo Sacramento.

TRÍDUO A SANTO ANTÔNIO - 2º DIA – TEMA: SANTO ANTÔNIO E AS FAMÍLIAS

Comentário inicial: Neste segundo dia do Tríduo em honra a Santo Antônio refletiremos sobre o tema: Santo Antônio e as famílias. A família é a principal instituição que existe, nada é maior e mais importante do que ela. É a base da sociedade. Jesus quis ter uma família para nos mostrar que é no seio familiar o lugar propício para criar um novo mundo.  A família hoje sofre. Nós como cristãos temos a obrigação de valorizar, reforçar, amparar, socorrer e rezar pelas famílias.

Oração do dia: Ó Deus, vós que sois o autor de todas as coisas, conheces nossas famílias e suas necessidades. Pelos méritos de Santo Antônio, pedimos que faças de cada lar um reflexo da Família de Nazaré. Por Cristo nosso Senhor. Amém.

Leitura: Efésios 6, 1 – 4
Leitura da Carta aos Efésios. Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isso é justo. “Honra teu pai e tua mãe” é o primeiro mandamento, e vem acompanhado de uma promessa: “para que sejas feliz e tenhas vida longa sobre a Terra”. Pais, não deis aos filhos motivo de revolta contra vós; criai os filhos, educando-os e corrigindo-os como quer o Senhor. Palavra do Senhor.

Salmo: A família é Dom de Deus
1.      Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a constroem. Se o Senhor não guardar a cidade, debalde vigiam as sentinelas.
2.      Inútil levantar-vos antes da aurora, e atrasar até alta noite vosso descanso, para comer o pão de um duro trabalho, pois Deus o dá aos seus amados até durante o sono.
3. Vede, os filhos são um dom de Deus: é uma recompensa o fruto das entranhas.
Tais como as flechas nas mãos do guerreiro, assim são os filhos gerados na juventude.

Evangelho: Lucas 2, 41 – 52
Os pais de Jesus iam todos os anos a Jerusalém, para a festa da Páscoa. Quando o Menino completou doze anos, subiram para a festa, como de costume. Passados os dias da Páscoa, voltaram, mas o Menino Jesus ficou em Jerusalém, sem que seus pais o notassem. Pensando que o Menino estivesse na caravana, caminharam um dia inteiro. Depois começaram a procurá-l'O entre parentes e conhecidos. Não O tendo encontrado, voltaram a Jerusalém à procura d'Ele. Três dias depois, encontraram o Menino no Templo. Estava sentado no meio dos doutores, a ouvi-los e a fazer-lhes perguntas. Todos os que ouviam o Menino estavam maravilhados com a inteligência das suas respostas. Ao vê-l'O, os seus pais ficaram emocionados. Sua Mãe disse-Lhe: “Meu filho, porque fizeste isto connosco? Olha que teu pai e eu andávamos angustiados, à tua pro-cura”. Jesus respondeu: “Porque Me procuráveis? Não sabíeis que Eu devo estar na casa do meu Pai?” Mas eles não compreenderam o que o Menino acabava de lhes dizer. Jesus desceu então com seus pais para Nazaré e obedecia-lhes. E sua mãe conservava no coração todas estas coisas. E Jesus crescia em sabedoria, em estatura e graça, diante de Deus e dos homens. Palavra da Salvação.

Preces: A resposta de nossas preces será cantada: Abençõa Senhor as famílias amém, abençõa Senhor a minha também.
1.      Para que todas as familias sejam cada vez mais unidas e testemunhem o amor e a paz, cantemos:
2.      Para que os pais amem e eduquem seus filhos pelos caminhos de Deus, cantemos:
3.      Para que os filhos respeitem, amem e obedeçam a seus pais ou responsáveis, cantemos:
4.      Para que Santo Antônio interceda pelos namorados e esposos, fazendo com que seu amor seja fiel e reflexo do amor de Deus, cantemos:
5.      Para que todas as famílias sejam fortalecidas e anseiem por serem como a Sagrada Família, cantemos:

Propósito: Neste segundo dia do Tríduo, vamos nos propor a rezar por todos os familiares que estão afastados da prática da fé. Se possível ajudarei uma família necessitada.

TRÍDUO A SANTO ANTÔNIO - 1º DIA - TEMA: SANTO ANTÔNIO E A PALAVRA DE DEUS


Comentário Inicial: Neste primeiro dia vamos refletir sobre o tema: Santo Antônio e a Palavra de Deus. Santo Antônio foi um grande pregador. Anunciou com palavras e com obras o Evangelho do Senhor. Em todos os lagares por onde passava espalhava a semente da Palavra de Deus. Ao refletir sobre este tema somos chamados pelo Senhor a Sermos também evangelizadores, Católicos que sejam capazes de anunciar o Reino dos Céus e as palavras de Cristo sem medo nem receio.

Oração do dia: Ó Deus, Tu nos falas através das Sagradas Escrituras. Faz com que teu povo queira te ouvir e cumprir aquilo que ensinastes. Daí que, a exemplo de Santo Antônio, amando, lendo e meditando as tuas Palavras alcancemos a Vida Eterna. Por Cristo nosso Senhor. Amém.

Leitura: 1º Fioretti 40
Santo Antônio encontrava-se em Rimini, para pregar o Evangelho. Como esta era uma cidade de hereges, não quiseram o ouvir. E ele por inspiração Divina dirigiu-se à foz do rio, junto do mar e estando na praia, entre o mar e o rio, começou a falar aos peixes, dizendo: “Ouvi a Palavra de Deus, ó peixes do mar e do rio, pois os infiéis heréticos esquivam-se de ouvi-la”. E dito isto, subitamente aproximou-se dele na praia tamanha multidão de peixes, todos tinham a cabeça para fora da água e estavam atentos à face de Santo Antônio, e todos em grande paz e ordem. Estando ali os peixes, Santo Antônio começou a pregar solenemente. Ao ouvir os ensinamentos do Santo os peixes começaram a abrir a boca e inclinar as cabeças como forma de reverência e louvor a Deus. Terminados seu sermão, Santo Antônio despediu os peixes com a benção de Deus e todos partiram maravilhados, bem como o povo que assistia ao milagre. Em Louvor de Cristo. Amém.

Salmo: A palavra de Deus é verdade, sua lei, liberdade.
1.      A lei do Senhor é perfeita, conforto para a alma. O testemunho do Senhor é fiel, sabedoria dos humildes.
2.      Os preceitos do Senhor são precisos, alegria ao coração. O mandamento do Senhor é brilhante, para os olhos é uma luz.
3.      Mais desejáveis que o ouro são as palavras do Senhor, são mais dóceis do que o mel, do que o mel que sai dos favos.
Evangelho: Mateus 7, 24 – 27
Naquele tempo, disse Jesus: “Quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática é como um homem sensato, que construiu sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não desabou, porque estava construída sobre a rocha. Por outro lado, quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática é como um homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos sopraram e deram contra a casa, e ela desabou, e grande foi a sua ruína!” Palavra da Salvação.

Preces: A resposta de nossas preces será: Senhor, que a tua Palavra nos transforme.
1.      PARA que todos nós amemos a Palavra de Deus, rezemos:
2.      PARA que tenhamos coragem de anunciar o Evangelho com palavras e obras, rezemos:
3.      PARA que os pais deem aos seus fihlos o Pão da Palavra, rezemos:
4.      PARa que os pregadores, missionários e catequistas anunciem e vivam a Palavra de Deus, rezemos:
5.      PARA que a exemplo de Santo Antônio deixemos a Palavra de Deus transformar a nossa vida, rezemos:
Propósito: Quero me habituar a ler diariamente a Bíblia, nem que seja um versículo apenas. Quero me convencer sempre mais que Deus tem um recado de amor para mim a cada dia.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

É preciso testemunhar Cristo também nas redes sociais, diz Papa

Página do Papa Bento XVI no Facebook


As redes sociais já fazem parte do cotidiano das pessoas. Nelas os cristãos devem também agir de forma coerente.
Existe um estilo cristão presente também no mundo digital, um estilo baseado numa comunicação honesta e aberta, responsável e respeitosa com o outro. Foi o que salientou o Papa Bento XVI em sua mensagem para o 45º Dia Mundial das Comunicações Sociais, que será celebrado neste domingo, dia 5.

Acesse***Mensagem do Papa para o 45º Dia Mundial das Comunicações Sociais***

Comunicar o Evangelho por meio das novas mídias, segundo o Papa, significa não só inserir conteúdos declaradamente religiosos, mas também testemunhar com coerência, no próprio perfil digital e no modo de comunicar escolhas, preferências, juízos que sejam profundamente coerentes com o Evangelho, mesmo quando não se fala explicitamente dele.

“Também no mundo digital, não pode haver anúncio de uma mensagem sem um testemunho coerente por parte de quem anuncia. Nos novos contextos e com as novas formas de expressão, o cristão é chamado de novo a dar resposta a todo aquele que lhe perguntar a razão da esperança que está nele”, ressaltou Bento XVI.

As redes sociais já fazem parte do cotidiano das pessoas, logo, o Papa aconselha aos cristãos que se unam com confiança, criatividade, consciência e responsabilidade, para que estas não sejam meios de simples satisfação do desejo de estar presente.

A web, salientou o Pontífice, contribui para o desenvolvimento de formas novas, e mais complexas, de consciência intelectual e espiritual. “Somos chamados a anunciar neste campo, também, a nossa fé: que Cristo é Deus, o Salvador do homem e da história, Aquele em quem todas as coisas alcançam a sua perfeição”, enfatizou.

Os jovens são os mais envolvidos nesses novos meios de comunicação, mas o Santo Padre alerta que é preciso estar atento para evitar seus perigos da rede, como refugiar-se numa espécie de mundo paralelo ou expor-se excessivamente ao mundo virtual. “Na busca de partilha, de 'amizades', confrontamo-nos com o desafio de ser autênticos, fiéis a si mesmos, sem ceder à ilusão de construir artificialmente o próprio 'perfil' público”, aconselhou Bento XVI.


www.cancaonova.com
Nicole Melhado