sexta-feira, 25 de novembro de 2011

O que significam alguns termos em latim usados pelo Vaticano?

A língua oficial da Igreja é o latim. É por isso que a maioria dos termos utilizados ainda hoje pelo Vaticano não sofreram alterações mesmo após o desenvolvimento das chamadas línguas modernas. O latim, que surgiu na região Lazio, onde fica localizada a cidade de Roma, foi a língua oficial do Império Romano e continuou sendo depois que o cristianismo passou a ser a religião oficial do Império sob a declaração de Constantino, no ano 313. Hoje, a Acta Apostolicae Sedis, ou seja, as atas oficiais da Santa Sé ou boletins diários, além de decretos e documentos pontifícios, são redigidos oficialmente em latim e posteriormente assinados pelo Santo Padre.

Dicastérios, Visita ad limina apostolorum, Carmelengo. Com certeza estas palavras são bastante familiares dentro da linguagem eclesiástica. Familiares na escrita, mas talvez não tão familiares na compreensão. Abaixo confira 3 termos utilizados pelo Vaticano que expressam funções ou situações importantes que fazem parte de determinados tempos fortes da Igreja.

**Dicastérios: São os órgãos ou diversos departamentos que compõem a Cúria Romana. Assim como em um governo que possui os seus respectivos ministérios, os dicastérios são as várias formas de atuação da Santa Sé. Por exemplo: Pontificio Conselho para os leigos, Congregação para a causa dos Santos, Pontífício Conselho para as Comunicações Sociais e etc.

**Cardeal Carmelengo da Santa Igreja Romana: Do latim Carmalingus, que significa aquele que tem acesso aos aposentos do Soberano. Ele tem a função de assumir o governo da Igreja durante a sede vacante, ou seja, após a morte de um papa, apesar de neste período ele não estar autorizado a redigir encíclicas ou documentos oficiais.  Após a morte de um pontífice, é o carmelengo que atesta a morte do mesmo fazendo posteriormente o anúncio oficial ao Decano do Colégio Cardinalício, o qual se encarregará de fazer o anúncio público. Logo após a constatação da morte, conforme manda a tradição, o carmelengo também remove o anel de pescador da mão direita do papa falecido e o quebra demontrando o fim do governo daquele pontífice. O atual Cardeal Carmelengo é Tarcísio Bertone, também secretário de estado do Vaticano.


**Visita ad limina sacra apostolorum: Frase latina que significa Visita aos túmulos dos apóstolos é uma visita realizada pelos bispos de cada país a cada 5 anos. Durante as visitas, as conferências de bispos visitam as 4 basílicas papais, sobretudo aquelas onde estão enterrados os dois apóstolos considerados colunas da Igreja, no caso São Pedro e São Paulo. Durante a ad limina que não tem duração específica, pois depende do número de bispos daquele país, os prelados realizam visitas ao Papa e aos vários organismos da Cúria Romana.

Fonte: Canção Nova

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Celibato não é imposição, mas graça de Deus

"A Igreja reconhece o celibato como um dom porque toda a capacitação para uma maior dedicação ao Senhor e à Igreja será sempre graça de Deus", ressalta padre Luís Henrique Eloy e Silva, assessor da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé / Tradução da Bíblia da CNBB.
O sacerdote salienta ainda que todos aqueles que iniciam um processo de formação em vista da consagração celibatária estão cientes dessa dedicação total a que são chamados. "Sob esse aspecto, é inaceitável falar de imposição. Ninguém é obrigado a se consagrar ou a pedir o ministério da ordem sacra se não se sente conscientemente preparado para assumir tal estado de vida", afirma.

**Quais são as principais raízes de compreensão cristocêntrica do celibato?
Quando se fala em fundamento cristocêntrico do celibato, para além da compreensão de que o próprio Cristo foi celibatário, é preciso dizer que, no Novo Testamento, todas as motivações a respeito da continência perpétua têm sua raiz no próprio Senhor.
Um primeiro grupo de motivações, citado inclusive pelo Catecismo da Igreja, encontra-se em Mt 19,12 e 1Cor 7,32, onde, respectivamente, a finalidade é posta em vista do “Reino dos Céus” e “para cuidar somente das coisas do Senhor”.
Quando, porém, se fala da imagem cristocêntrica do celibato vinculado intimamente ao ministério sacerdotal, é preciso partir da imagem de Cristo como esposo, como se pode ver, por exemplo, em textos como Mt 25,1-13; Lc 12,36; Jo 3,29; Ef 5,22-33; Ap 19,7 e 21,2, de cujo esponsalício flui a dimensão da paternidade espiritual do sacerdote, chamado a “gerar Cristo” na vida dos fiéis.

** Quais são as principais contribuições e riquezas do dom do celibato àqueles que abraçaram a vida consagrada? Como compreender essa norma disciplinar da Igreja a partir do prisma da escolha livre, e não da imposição externa de uma regra, um jugo?
A principal riqueza que o dom do celibato concede aos que o receberam é a possibilidade de uma dedicação maior e total ao Reino e ao serviço pastoral da Igreja, com um coração indiviso e voltado somente para as “coisas de seu Senhor” (cf. 1Cor 7,32). O próprio apóstolo Paulo recomendou este estado de vida aos que se sentiam chamados a uma dedicação mais plena (cf. 1Cor 7,7-8).
Embora o celibato, além de sua dimensão teológica enquanto dom de Deus, seja também visto, sob outro prisma, em sua dimensão jurídica, como norma disciplinar, não podemos nos esquecer de que todos aqueles que iniciam um processo de formação – processo que não é curto – em vista da consagração celibatária, estão cientes dessa dedicação total a que são chamados. Sob esse aspecto, é inaceitável falar de imposição. Ninguém é obrigado a se consagrar ou a pedir o ministério da ordem sacra se não se sente conscientemente preparado para assumir tal estado de vida.

**Enfim, por que o celibato é um aspecto que a Igreja reconhece como um dom? Como ele ajuda os consagrados na vivência de sua missão no mundo?
A Igreja reconhece o celibato como um dom porque toda a capacitação para uma maior dedicação ao Senhor e à Igreja será sempre graça de Deus. A Igreja é de Cristo,que é sua cabeça, seu pastor e seu esposo. Como compreender que diante de tal grande mistério, os homens, sem a dimensão do dom, pudessem ser capazes de tornar a Igreja presente no mundo, se não fosse por Graça de Deus?
É daí, particularmente, que em relação ao sacerdócio ministerial fica clara a representatividade sacramental de Cristo, quando a Igreja ensina que o sacerdote age na pessoa de Cristo cabeça e Pastor (in persona Christi Capitis et Pastoris).
Espera-se que o consagrado, a partir do momento em que esteja ciente de que para ele “viver é Cristo” (cf. Fil 1,21), de que o ministério é de Cristo e de que a Igreja é de Cristo, conscientize-se também de que não é possível anunciar Cristo sem viver como ele viveu. Nesse sentido, o dom do celibato tem a missão de anunciar ao mundo o desejo não somente de uma dedicação mais plena a Cristo, ao seu evangelho e a sua Igreja, mas – sobretudo – o desejo de ser somente dele e de só a Ele pertencer (cf. 1 Cor 6,19).



Fonte: Canção Nova

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Por que os Papas escolhem novos nomes?

Pio XII, Leão XIII, João Paulo II, Bento XVI... O que significam esses nomes? Por que ao serem eleitos, os Papas assumem outros nomes?

Professor Aquino conta que a tradição da troca de nomes surgiu com o Papa João I, no século VI, o qual se chamava Minerva, que era o nome de um deus pagão. A partir daí, os papas passaram a mudar de nome. Mas a mudança de nome tem também um significado. Na Bíblia, quando Deus muda o nome de alguém, Ele está dando-lhe uma função especial.
O primeiro a mudar de nome foi Abraão, que antes se chamava Abrão. “De agora em diante não te chamarás mais Abrão, e sim Abraão, porque farei de ti o pai de uma multidão de povos” (Gn 17, 5). Assim, seu nome significa "pai de uma multidão".

Jacó também mudou de nome e passou a ser chamado por Israel. “Teu nome, disse-lhe Ele, é Jacó. Tu não te chamarás mais assim, mas Israel. E  o chamou  com  o  nome  de  Israel. Eu sou o Deus poderoso. Sê fecundo e multiplica-te. De ti nascerão um povo e uma  assembleia de povos; e de teus rins sairão reis. A  terra  que  dei a  Abraão e a Isaac, eu a darei a ti e à tua posteridade” (Gn 35, 10-12).

Já no Novo Testamento, Simão foi o primeiro dos discípulos a responder a pergunta de Jesus "E vós, quem pensais que sou eu?". "Pedro disse: 'Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo'. Jesus, então, lhe disse: 'Bem-aventurado és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi carne ou sangue que te revelaram isso, e sim Meu Pai que está nos céus. Também Eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei Minha Igreja, e as portas do inferno nunca prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus e o que ligares na terra será ligado nos céus. E o que desligares na terra será desligado nos céus'" (Mt 16, 16-19).

"A mudança de nome significa assumir uma missão específica, uma função. Deste modo, muitos padres e religiosos passam a assumir um novo nome também quando entram na vida religiosa", esclarece Felipe Aquino.


João Paulo II e Bento XVI: seus nomes e seus pontificados

Ao traçar um paralelo entre o nomes escolhidos pelos últimos papas e seus respectivos pontificados, professor Felipe Aquino salienta que Karol Wojtyla ao escolher o nome João Paulo II, quis seguir aquilo que João Paulo I tinha escolhido, “quis dar a entender que o pontificado dele seria uma continuação do pontificado de Paulo VI e também de João XXIII, dando sequência às mudanças que o Concílio Vaticano II introduziu na Igreja”.

Em 2005, Joseph Alois Ratzinger, por sua vez, ao ser eleito Papa, adotou o nome de Bento XVI. São Bento é patrono da Europa, o reconstrutor do Continente que ficou sem rumo após da queda diante dos bárbaros, no século V. “Foi São Bento com seus mosteiros que levantou a Europa. Assim, o Papa Bento XVI quer fazer a mesma coisa, escolhendo este nome por sua admiração a este santo”, explica o professor.

Fonte: Canção Nova
O prefeito da Congregação para o Clero deu uma definição do sacerdote para nossos dias: “O sacerdote contemporâneo deve ser pequeno e grande, nobre de espírito como um rei, simples e natural como um camponês. A esperança do mundo é poder contar, também no futuro, com o amor de um coração sacerdotal límpido, forte e compassivo, livre e amável, generoso e fiel”.


terça-feira, 30 de agosto de 2011

O Rio está se preparando para a Jornada Mundial da Juventude


A preparação para a Jornada Mundial da Juventude 2013 no Rio de Janeiro já começou. Segundo o Arcebispo Metropolitano, Dom Orani João Tempesta, “estamos a pouco mais de 700 dias para esse grande evento, que acontecerá entre os dias 23 e 28 de julho”.

Dom Orani afirmou também que em breve, o site da JMJ Rio 2013 estará em pleno funcionamento
Segundo ele, já foram agendados vários encontros da comissão organizadora e esta semana haverá uma reunião com a equipe que participou da Jornada em Madri. Também estarão presentes representantes do Setor da Juventude do Pontifício Conselho dos Leigos e com a Comissão de Madri, que virá ao Rio para trocar experiências.

Dom Orani também destacou a necessidade da hospedagem solidária, que deve se realizar nas casas dos católicos, e do trabalho voluntário dos jovens. “Muitas pessoas já enviaram mensagens oferecendo ajuda para a Jornada. E isso é muito bom. Em Madri havia 26 mil voluntários, sendo 16 mil espanhóis” - afirmou.
O assessor arquidiocesano para eventos de massa, Padre Omar Raposo, afirmou que a equipe executiva da Jornada já está formada, com sacerdotes e leigos. Essas equipes devem ser preenchidas com o voluntariado. Ainda segundo o padre, “todos os que desejarem participar de uma maneira positiva, doando o tempo para servir à Igreja, poderão se inscrever na Arquidiocese”.

Dom Orani revelou também – como consta na Gaudium Press – que o logotipo e o hino da Jornada serão escolhidos através de um concurso nacional e que todas as orientações serão divulgadas em breve: “os interessados devem começar a pensar sobre o tema e podem preparar as suas sugestões” - incentivou o Arcebispo.

O tema da JMJ 2013 é: “Ide; fazei discípulos todas as nações”.

Fonte: Portal Católico

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Papa diz a quase 2 milhões de jovens em Madri: "Nos encontramos no Rio de Janeiro em 2013".


segunda-feira, 15 de agosto de 2011

"Alimentemos todos os dias a nossa fé, com a escuta profunda da Palavra de Deus, com a celebração dos Sacramentos, com a oração pessoal como grito em direção a Deus e com a caridade em direção ao próximo". Bento XVI.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Intenções de Oração do Papa para o mês de agosto

As intenções de oração do Papa Bento XVI para o mês de agosto têm o foco na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2011 e nos cristãos do Ocidente.

Como intenção geral, o Santo Padre pede "para que a Jornada Mundial da Juventude, que se realiza em Madri, encoraje todos os jovens do mundo a fortalecer e fundar a sua vida em Cristo". Na intenção missionária, Bento XVI reza "para que os cristãos do Ocidente, dóceis à ação do Espírito Santo, reencontrem o vigor e o entusiasmo de sua fé".

Todos os meses, o Pontífice confia suas intenções ao Apostolado da Oração, uma iniciativa que é seguida por milhões de pessoas em todo mundo.




Fonte: Canção Nova

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Só Cristo pode fundar uma Igreja

Temos de respeitar a crença de cada pessoa; a liberdade religiosa é algo fundamental, mas não é verdade que todas as religiões e Igrejas são igualmente válidas. As muitas religiões ou seitas foram fundadas por simples mortais, e não por Deus, por isso não se pode dizer que todas as religiões são boas, e que basta ser religioso e seguir qualquer uma delas. Se isso fosse verdade, Jesus não precisaria ter vindo a este mundo, fundar a Sua Igreja e morrer numa cruz. Bastava deixar os homens continuar no paganismo ou se salvarem nas outras religiões. Assim não seria necessário todo o esforço de evangelização em todo o mundo, com milhares de mártires, missionários, etc..

É ilógico dizer que todas as religiões são equivalentes entre si, pois elas propõem Credos diferentes, que se excluem mutuamente. Algumas religiões professam o politeísmo (muitos deuses), outras o panteísmo (tudo é Deus), ou o monoteísmo (há um só Deus).  Veja, na questão mais essencial da religião, isto é, a concepção de Deus, já há uma enorme diversidade, que se excluem mutuamente; como, então, querer que todas as religiões sejam equivalentes e igualmente boas? É ilógico e irracional. Então há que se descobrir a Verdade. Se a verdade plena está numa doutrina, esta é a verdadeira e as outras são falsas.
Ora a verdade é uma só, logo, objetivamente falan­do, há Credos verídicos e credos errôneos. Cada reli­gião tem a sua doutrina, seu culto e sua moral própria; e é aqui que estão as divergências: uns creem na reencarnação, outros não a acei­tam; alguns aceitam o divórcio, o aborto, o homossexualismo, a guerra santa, a poligamia... e há quem não os admita.

Com quem está Verdade? A verdade não pode estar com todos. Logo, não podem ser boas todas as religiões.

O Concílio Vaticano afirmou:
“Professa o Sacro Sínodo que o próprio Deus manifestou ao gêne­ro humano o caminho pelo qual os homens, servindo a Ele, pudessem salvar-se e tornar-se felizes em Cristo. Cremos que essa única verdadei­ra Religião subsiste na Igreja católica e apostólica, a quem o Senhor Jesus confiou a tarefa de difundi-la aos homens todos, quando disse aos Apóstolos: “Ide pois e ensinai os povos todos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-lhes a guardar tudo quanto vos mandei” (Mt 28, 19-20). Por sua vez, estão os homens todos obriga­dos a procurar a verdade, sobretudo aquela que diz respeito a Deus e a Sua Igreja e, depois de conhecê-la, a abraçá-la e praticá-la”. (Declaração Dignitatis Humanae, n.1).

“Esta é a única Igreja de Cristo, que no Símbolo professamos una, santa, católica e apostólica (12), e que o nosso Salvador, depois da sua Ressurreição, confiou a Pedro para que ele a apascentasse (cf. Jo 21, 17), encarregando-o, assim como aos demais Apóstolos, de a difundirem e de a governarem (cf. Mt 28, 18s), levantando-a para sempre como “coluna e esteio da verdade” (1 Tm 3, 15). Esta Igreja, como sociedade constituída e organizada neste mundo, subsiste na Igreja Católica, governada pelo sucessor de Pedro e pelos Bispos em comunhão com ele, ainda que fora do seu corpo se encontrem realmente vários elementos de santificação e de verdade, elementos que, na sua qualidade de dons próprios da Igreja de Cristo, conduzem para a unidade católica”. (Lumen Gentium, nº 8).

Felipe Aquino
Canção Nova

sábado, 23 de julho de 2011

JMJ 2011: confira os itens da mochila do peregrino

Cansaço físico e coração repleto de alegria: essa é uma das tantas combinações que não faltam em uma Jornada Mundial da Juventude. Para viver os dias intensos e repletos de atividades e novas experiências, o material que faz parte da mochila distribuída gratuitamente aos inscritos no evento será um auxílio e tanto.

O que faz parte do kit peregrino?
Em primeiro lugar, aparecem os complementos distintivos da Jornada: a camiseta com o logo oficial e um gorro australiano para se proteger do sol de agosto espanhol.

Há também o passe do peregrino, para ter acesso preferencial nos atos centrais e nas quase 300 atividades do programa cultural, e o abono de transportes, que permite locomoção gratuita no sistema público da cidade durante 3 ou 7 dias (segundo a modalidade de inscrição). Para prevenção, haverá também um seguro de acidentes e responsabilidade civil.

O kit também é composto por um leque (ou abanador), um rosário e um "remédio" muito especial – um crucifixo acompanhado de uma "Bula" bastante original
. Além disso, há uma garrafa comemorativa da JMJ e un CD com o hino oficial da JMJ. O leque terá, em uma das abas, o logo da Cáritas, em agradecimento ao trabalho social que a Igreja realiza em todo o mundo.

Os peregrinos que se inscreveram com a opção de alimentação também receberão os vales de comida, que podem ser utilizados no menu JMJ em uma extensa rede de mais de 6 mil restaurantes que colaboram com a Jornada.



Fonte: Canção Nova

Dicas do Papa Bento XVI para viver bem as férias.

O Papa Bento XVI deu três dicas para quem deseja viver bem suas férias.

Em primeiro lugar, o Santo Padre convidou a quem pode repousar durante esses dias a procurar viver de modo novo as relações com os outros e com Deus. Se pode-se interromper o ritmo cotidiano frenético e repleto de ocupações, seria bom dedicar mais tempo aos outros e ao Senhor. Ele também sugeriu colocar na mala de viagem a Palavra de Deus, particularmente o Evangelho.

A segunda dica é proteger a criação em torno a nós, admirar a beleza e sentir a presença e a grandiosidade do Criador. É um dom magnífico a se observar com atenção, como o fazia Jesus, que sabia interpretar a linguagem e os sinais. Um dom a se respeitar, proteger, pelo qual ser responsáveis frente a Deus, aos outros e à humanidade do futuro.

A terceira indicação é que os viajantes e peregrinos descubram com curiosidade inteligente e profunda os monumentos do passado como testemunho de cultura e fé, verdadeiro patrimônio espiritual de vínculos com as raízes culturais, lugares – como as catedrais e outras igrejas - em que a beleza ajuda a reconhecer a presença de Deus e convida à oração pela humanidade em caminho no terceiro milênio.

Amizade, leitura, natureza e cultura para nutrir e refrescar o espírito e continuar renovados o caminho.

terça-feira, 19 de julho de 2011

Mais de 1 milhão de jovens são esperados para a JMJ 2011

Os mais de 1 milhão de peregrinos esperados para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2011 viverão os momentos mais emblemáticos do encontro nas áreas próximas ao centro da capital espanhola, Madri. De modo especial, a Plaza de Cibeles e os edifícios centenários de seu entorno serão o cenário mais representativo desta edição da JMJ.

"Queremos que os jovens sintam-se próximos e desfrutem da presença do Santo Padre, além de mostrar ao mundo uma cidade da qual temos muito orgulho", destaca a responsável pelos atos no entorno de Cibeles, Elena Jiménez Arellano.

A praça acolherá três dos quatro eventos principais da Jornada: a Missa inaugural (terça-feira, 16); a recepção ao Papa (quinta-feira, 18) e a Via Sacra (sexta-feira, 19).


Fonte: Canção Nova

sexta-feira, 8 de julho de 2011

O Brasil está entre os dez países com maior número de inscritos na Jornada Mundial da Juventude

A informação foi divulgada na tarde de ontem pela organização da Jornada Mundial da Juventude 2011, que acontece em Madri, na Espanha, de 16 a 21 de agosto. Até o momento, existem mais de 440 mil inscritos, vindos de 182 países, o que constitui um recorde na história das edições da JMJ, nascida em 1985.

Além de Portugal e Brasil estão no grupo dos 10 países com mais inscrições Espanha, Itália, França, Estados Unidos da América, Alemanha, México, Polônia e Argentina.

Segundo a agencia de comunicação acidigital a organização da JMJ 2011 lançou uma nova campanha de inscrições, através da Internet através do site http://www.madrid11.com/, em duas modalidades: com alojamento até a meia noite de hoje ou sem alojamento até o próximo dia 15, com um desconto de 50%.

Fonte: Rádio Vaticano
08/07/2011



sábado, 25 de junho de 2011

Rio de Janeiro sediará a Jornada Mundial da Juventude em 2013


O Rio de Janeiro foi a cidade escolhida para hospedar, em 2013, a 38ª Jornada Mundial da Juventude, segundo informou hoje a imprensa do Vaticano. A candidatura brasileira foi preferida com relação a sua concorrente: a Coreia do Sul.

O encontro, que desde que Bento XVI assumiu o Pontificado passou a ser de três em três anos, foi adiantado em um ano para evitar que ocorra no mesmo ano da Copa do Mundo de 2014, que o Brasil sediará.
 
A Jornada foi criada em 1984 pelo então papa João Paulo II.

Obrigado Senhor por oportunizar este encontro em nossa terra.

Parabéns Brasil por se dispor a acolher a Igreja e os jovens do mundo todo.

Vídeo da Jornada Mundial da Juventude no Brasil
http://www.youtube.com/watch?v=_R1X457_xIc

Eucaristia

Festa do Corpo de Deus

Eucaristia - Corpo e Sangue de Cristo.

Não é símbolo, nem representação. É verdadeiramente, realmente o Corpo e o Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo. 

Reze:
Creio, Senhor, na sua presença real na Eucaristia, mas aumentai a minha fé. (3 vezes). 

domingo, 12 de junho de 2011

Pentecostes

Pentecostes é uma festa celebrada 50 dias após a Páscoa.
Nela pedimos ao Senhor que nos envie seu Espírito Santo.
É Ele quem deu força e coragem aos apóstolos para darem continuidade ao projeto de Jesus.

Não há mais motivo para temermos ou para não testemunharmos nossa fé, Deus nos enviou o Espírito Santo. Ele está conosco, nos animando para a missão e para o anuncio.

Portanto, Testemunhemos nossa Fé por palavras e obras. Comecemos hoje!!!

Oração para pedir o Espírito Santo e seus Dons
Vinde Espírito Santo,
Enchei os corações dos Vossos fiéis
E acendei neles o fogo do Vosso amor
Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado
E renovareis a face da terra
Oremos: ó Deus que Instruístes os corações dos Vossos fiéis
Com a luz do Espírito Santo,
Fazei que apreciemos retamente todas as coisas
Segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre de suas consolações
Por Cristo Senhor nosso, Amém.

Oração para Pedir os dons

Dai-nos Senhor vossos dons. Envia sobre nós teu Espírito e enchei-nos com seu amor e com seus dons.

Vinde Espírito Santo / E dai-nos o Dom da Sabedoria  / Para que possamos avaliar todas as coisas à luz do Evangelho / E ler nos acontecimentos da vida os projetos de amor do Pai / Dai-nos o Entendimento / Uma compreensão mais profunda da verdade / A fim de anunciar a salvação com maior firmeza e convicção / Dai-nos o Dom do Conselho / Que ilumina a nossa vida  / E orientai a nossa ação segundo vossa Divina Providência / Dai-nos o Dom da Fortaleza / Sustentai-nos no meio de tantas dificuldades / Com vossa coragem para que possamos anunciar o Evangelho / Dai-nos  o Dom da Ciência / Para distinguir o Único Necessário /  Das coisas meramente importantes / Dai-nos Piedade / Para reanimar sempre mais nossa íntima comunhão convosco / E, finalmente, dai-nos vosso santo Temor / Para que, conscientes de nossas fragilidades, / Reconhecermos a força da vossa graça./ Vinde Espírito Santo / E dai-nos um novo coração. Amém. Padre Joãzinho, scj

Espírito Santo

sábado, 11 de junho de 2011

Benção de Santo Antônio

A nossa proteção está no nome do Senhor.

Que fez o céu e a terra.

Rogai por nós, ó glorioso Santo Antônio.

Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos:
Senhor Deus, nós vos bendizemos pelas vossas maravilhas, operadas em Santo Antônio, vosso confessor e doutor, e vos pedimos que sua intercessão alegre a vossa Igreja, para que ela viva em paz e unidade, caminhando incólume até as alegrias eternas junto de vós. Por Cristo Nosso Senhor.
Todos: Amém.

Pres.: Eis a cruz † do Senhor. Afastem-se de vós todos os inimigos da salvação. Pois venceu o leão da tribo de Judá, descendente de Davi, Jesus Cristo, nosso Senhor.
Todos: Amém.

Benção do pão de Santo Antônio

O senhor esteja convosco!

Ele está no meio de nós!

O nosso auxílio está no nome do Senhor.

Que fez o céu e a terra.

Rogai por nós, ó glorioso Santo Antônio!

Para que sejamos dignos das promessas de Cristo!

Oremos
Senhor, pai santo, Deus eterno e Todo-Poderoso, abençoai + este pão, pela intercessão de Santo Antônio, que por sua pregação e exemplo distribuiu o pão da vossa Palavra aos vossos fiéis. Este pão recorde aos que o comerem ou distribuírem com devoção, o Pão que vosso filho multiplicou no deserto para a multidão faminta, o Pão Eucarístico que nos dais diariamente no mistério da Eucaristia; e fazei que este pão nos lembre nosso compromisso para com todos os irmãos necessitados de alimento corporal e espiritual. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, Pão vivo que desceu do céu e dá a vida e a salvação ao mundo inteiro na unidade do Espírito Santo. Amém.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

quinta-feira, 9 de junho de 2011

FESTA DE SANTO ANTÔNIO. TEMA: SANTO ANTÔNIO E O SEGUIMENTO DE JESUS

Comentário Inicial: Hoje nos alegramos muito, abrimos nossos lábios para louvar e glorificar a Deus pela vida tão santa e evangélica de Santo Antônio, o santo do mundo inteiro. Neste dia somos convidados a refletir sobre o tema: Santo Antônio e o seguimento de Jesus. Santo Antônio deixou-nos um exemplo, ele fez de sua vida um hino de ação de graças a nosso Senhor. Devemos nós o mesmo fazer. Devemos seguir Jesus Cristo e viver pelo seu Reino. No seguimento de Jesus encontramos sentido para a nossa caminhada, se nos dispomos a servi-lo ele se torna nosso companheiro e guia. A maior alegria de Deus é ver um cristão engajado, que vive e pratica a sua fé.

Oração do dia: Senhor, nós vos agradecemos pela vida de vosso servo Santo Antônio e vos pedimos que, a seu exemplo, sejamos sempre teus seguidores e anunciadores de tua Palavra. Por Cristo nosso Senhor. Amém.

1ª Leitura: I Samuel 3, 1 – 10
Leitura do livro de Samuel. O jovem samuel servia ao Senhor sob as ordens de Eli. Naquele tempo a palavra do Senhor era rara e as visões não eram freqüentes. Certo dia, Eli estava dormindo no seu quarto. Seus olhos começavam a enfraquecer e já não conseguia enxergar. A lâmpada de Deus ainda não se tinha apagado e Samuel estava dormindo no santuário do Senhor, onde se encontrava a arca de Deus. Então o Senhor chamou: “Samuel, Samuel!” — “estou aqui”, respondeu, e correu para junto de Eli: “tu me chamaste, aqui estou”. Eli respondeu: “eu não te chamei. Volta a dormir!” E ele foi deitar-se. O Senhor chamou de novo: “Samuel, Samuel!” E Samuel levantou-se, foi ter com Eli e disse: “tu me chamaste, aqui estou”. Eli respondeu: “não te chamei, meu filho. Volta a dormir!” Samuel ainda não conhecia o Senhor, pois, até então, a palavra do Senhor não se tinha manifestado a ele. O Senhor chamou pela terceira vez: “Samuel, Samuel!” Ele levantou-se, foi para junto de Eli e disse: “tu me chamaste, aqui estou”. Eli compreendeu então que era o Senhor que estava chamando o menino e disse a Samuel: “volta a deitar-te e, se alguém te chamar, responderás: “fala, Senhor, que teu servo escuta!” E Samuel voltou a seu lugar para dormir.  O Senhor veio, pôs-se junto dele e chamou-o como das outras vezes: “Samuel! Samuel!” E ele respondeu: “fala, que teu servo escuta”. Palavra do Senhor.

Salmo: Eis que venho fazer com prazer a vossa vontade, Senhor.
1.      Esperando esperei no Senhor, e inclinando-se ouviu meu clamor. Canto novo ele pôs em meus lábios, em poema em louvor ao Senhor.
2.      Sacrifício e obração não quisestes, mas abristes, Senhor, meus ouvidos; não pedistes ofertas nem vítimas, holocaustos por nossos pecados e então eu vos disse:”Eis que venho”!
3.      Com prazer faço a vossa vontade, proclamei toda a vossa justiça, sem retê-la no meu coração. Não calei vossa graça e verdade na presença da grande assembleia.

2ª Leitura: I João 2, 3 – 6
Leitura da carta de São João. Irmãos, o critério para saber se conhecemos a Deus é este: se observamos os seus mandamentos. Quem diz: “Eu conheço a Deus”, mas não observa os seus mandamentos, é mentiroso, e a verdade não está nele. Naquele, porém, que guarda a sua palavra, o amor de Deus é plenamente realizado. Com isso sabemos que estamos em Deus. Quem diz que permanece em Deus deve, pessoalmente, viver como Jesus viveu. Palavra do Senhor.

Evangelho: Marcos 1, 16 – 20
Naquele tempo, caminhando à beira do mar da Galiléia, Jesus viu Simão e o irmão deste, André, lançando as redes ao mar, pois eram pescadores. Então disse-lhes: “Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens”. E eles, imediatamente, deixaram as redes e o seguiram. Prosseguindo um pouco adiante, viu também Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão, João, consertando as redes no barco. Imediatamente, Jesus os chamou. E eles, deixando o pai Zebedeu no barco com os empregados, puseram-se a seguir Jesus. Palavra da Salvação.

Preces: Espontâneas. A resposta será: Santo Antônio rogai por nós, intercedei a Deus por nós.

Propósito: Como seguidor de Jesus, prometo me esforçar para ser sinal de Jesus em todos os lugares e situações. Testemunharei com obras de caridade a minha fé em Jesus.

TRÍDUO A SANTO ANTÔNIO - 3º DIA – TEMA: SANTO ANTÔNIO E A EUCARISTIA

Comentário inicial: Neste dia iremos refletir sobre o tema: Santo Antônio e a Eucaristia. A Eucaristia é a vida e o ápice da Igreja, nela está toda a razão de nossa Fé Católica. Eucaristia não é símbolo, Eucaristia é o Corpo e o Sangue de Cristo. Santo Antônio era sacerdote e, inúmeras vezes, deve ter consagrado o Corpo e o Sangue do Senhor. Ele amava imensamente a Eucaristia. Que este Santo nos ensine a cultivar tão grande fé e amor pelo Santíssimo Sacramento.

Oração o dia: Ó Deus, Santo Antônio tinha grande fé e amor por sua presença real na Hóstia Consagrada. Fazei com que seguindo seu exemplo, aumentemos nossa fé e creiamos que a Eucaristia é o Corpo e Sangue de Jesus Cristo nosso Senhor. Amém.

Leitura: Narrativa do milagre da Eucaristia e da mula de Santo Antônio
Um dia, frei Antônio encontrava-se em Rímini, cidade da Itália, quando um herege chamado Bonvillo quis desafia-lo publicamente debochando de suas palavras sobre a Santíssima Eucaristia e sobre a presença de Jesus na Hóstia Sagrada.
O homem propôs a Frei Antônio: vou deixar minha mula três dias sem comer, sem tomar o seu alimento preferido, o feno do campo. E vós, ó frade Antônio, podeis trazer diante dela o que dizeis ser alimento dos cristãos, Eucaristia, Hóstia Sagrada, na qual, vós dizeis, está presente o Senhor Jesus. Pois bem, se a minha mula se ajoelhar reverente diante do Senhor Jesus que afirmais estar presente na Hóstia, aí sim, eu acreditarei, e se a mula se ajoelhar diante daquilo que vós chamais Santíssimo Sacramento, eu também me ajoelharei.
Frei Antônio aceitou o desafio.
Na hora e no dia marcado, a praça estava toda tomada de uma imensa multidão. Frei Antônio, traz consigo um lindo Ostensório em cujo centro brilha a Hóstia Sagrada. Joelhos reverentes se dobram ao passar da procissão. Sobre um altar preparado no centro da praça, frei Antônio coloca o Santíssimo Sacramento e, de joelhos, o adora reverente.
Não demorou muito e chegou, gritando e empurrando sua pobre mula o fanático Bonvillo. Trazia nas costas um saco cheio de feno cheiroso. Chegando perto do altar espalhou ao lado o feno cheiroso. Frei Antônio, recolhido, permanecia em oração. Quando Bonvillo soltou a mula, já todo sorridente prevendo o desfecho da caminhada do animal faminto, seus olhos não acreditavam no que estavam vendo: a mula não se movia do lado de frei Antônio. Em vão, começou o herege a empurrá-la para o lado da erva fresca e cheirosa. Brandia nos ares o chicote, mas tudo era inútil. Frei Antônio levanta-se, vai ao altar e começa a abençoar a multidão que piedosa, se ajoelha. Naquele mesmo instante, como se estivesse acompanhando o povo cheio de fé, também a mula dobra reverente as duas patas dianteiras enquanto as campainhas sonoras soavam sinais da Benção Eucarística. Cheio de lágrimas, também o herege dobrou seus joelhos e exclamou comovido: “Bendito, louvado seja, o Santíssimo Sacramento!”
Em Louvor de Cristo. Amém.

Salmo: Elevo o cálice da minha salvação, invocando o nome santo do Senhor.
1.      Que poderei retribuir ao Senhor Deus, por tudo aquilo que ele fez em meu favor? Elevo o calice da minha salvação, invicando o nome santo do Senhor.
2.      É sentida por demais pelo Senhor, a morte dos seus santos seus amigos. Eis que sou o vosso servo ó Senhor, vosso servo que vos ama mais que tudo.
3.      Por isso oferto um sacrifício de louvor, invocando o nome santo do Senhor. Vpu cumprir minhas promessas ao Senhor na presença do seus povo reunido.

Evangelho: São João 6, 48 – 58
Naquele tempo disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Os vossos pais comeram o maná no deserto e, no entanto, morreram. Aqui está o pão que desce do céu, para que não morra quem dele comer. “Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem come deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne, entregue pela vida do mundo”.  Os judeus discutiam entre si: “Como é que ele pode dar a sua carne a comer?”  Jesus disse: “Em verdade, em verdade, vos digo: se  não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós. Quem consome a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Pois minha carne é verdadeira comida e meu sangue é verdadeira bebida. Quem consome a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim, e eu nele.  Como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo por meio do Pai, assim aquele que me consome viverá por meio de mim. Este é o pão que desceu do céu. Não é como aquele que os vossos pais comeram e no entanto morreram. Quem consome este pão viverá para sempre. Palavra da Salvação.

Preces: A resposta de nossas preces será: Senhor, alimantai-nos com o Pão da Vida.
1.      Para que aprendamos a repartir com os mais pobres o pão de cada dia, rezemos:
2.      Para que creiamos cada vez mais na presença real de Cristo na Eucaristia, rezemos:
3.      Para que a exemplo de Santo Antônio nos tornemos cada vez mais homens e mulheres eucarísticos, rezemos:
4.      A Eucaristia requer que sejamos caridosos. Para que aprendamos a praticar os valores evangélicos, rezemos:
5.      Para que sejamos capazes de testemunhar nossa fé, assim como fez Santo Antônio, rezemos:

Propósito: Neste terceiro dia do vamos nos aprofundar no amor a Jesus Eucarístico. Vamos nos convencer do valor da missa e participar dela sempre que possível. Quando puder irei à Igreja fazer uma visitinha ao Santíssimo Sacramento.

TRÍDUO A SANTO ANTÔNIO - 2º DIA – TEMA: SANTO ANTÔNIO E AS FAMÍLIAS

Comentário inicial: Neste segundo dia do Tríduo em honra a Santo Antônio refletiremos sobre o tema: Santo Antônio e as famílias. A família é a principal instituição que existe, nada é maior e mais importante do que ela. É a base da sociedade. Jesus quis ter uma família para nos mostrar que é no seio familiar o lugar propício para criar um novo mundo.  A família hoje sofre. Nós como cristãos temos a obrigação de valorizar, reforçar, amparar, socorrer e rezar pelas famílias.

Oração do dia: Ó Deus, vós que sois o autor de todas as coisas, conheces nossas famílias e suas necessidades. Pelos méritos de Santo Antônio, pedimos que faças de cada lar um reflexo da Família de Nazaré. Por Cristo nosso Senhor. Amém.

Leitura: Efésios 6, 1 – 4
Leitura da Carta aos Efésios. Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isso é justo. “Honra teu pai e tua mãe” é o primeiro mandamento, e vem acompanhado de uma promessa: “para que sejas feliz e tenhas vida longa sobre a Terra”. Pais, não deis aos filhos motivo de revolta contra vós; criai os filhos, educando-os e corrigindo-os como quer o Senhor. Palavra do Senhor.

Salmo: A família é Dom de Deus
1.      Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a constroem. Se o Senhor não guardar a cidade, debalde vigiam as sentinelas.
2.      Inútil levantar-vos antes da aurora, e atrasar até alta noite vosso descanso, para comer o pão de um duro trabalho, pois Deus o dá aos seus amados até durante o sono.
3. Vede, os filhos são um dom de Deus: é uma recompensa o fruto das entranhas.
Tais como as flechas nas mãos do guerreiro, assim são os filhos gerados na juventude.

Evangelho: Lucas 2, 41 – 52
Os pais de Jesus iam todos os anos a Jerusalém, para a festa da Páscoa. Quando o Menino completou doze anos, subiram para a festa, como de costume. Passados os dias da Páscoa, voltaram, mas o Menino Jesus ficou em Jerusalém, sem que seus pais o notassem. Pensando que o Menino estivesse na caravana, caminharam um dia inteiro. Depois começaram a procurá-l'O entre parentes e conhecidos. Não O tendo encontrado, voltaram a Jerusalém à procura d'Ele. Três dias depois, encontraram o Menino no Templo. Estava sentado no meio dos doutores, a ouvi-los e a fazer-lhes perguntas. Todos os que ouviam o Menino estavam maravilhados com a inteligência das suas respostas. Ao vê-l'O, os seus pais ficaram emocionados. Sua Mãe disse-Lhe: “Meu filho, porque fizeste isto connosco? Olha que teu pai e eu andávamos angustiados, à tua pro-cura”. Jesus respondeu: “Porque Me procuráveis? Não sabíeis que Eu devo estar na casa do meu Pai?” Mas eles não compreenderam o que o Menino acabava de lhes dizer. Jesus desceu então com seus pais para Nazaré e obedecia-lhes. E sua mãe conservava no coração todas estas coisas. E Jesus crescia em sabedoria, em estatura e graça, diante de Deus e dos homens. Palavra da Salvação.

Preces: A resposta de nossas preces será cantada: Abençõa Senhor as famílias amém, abençõa Senhor a minha também.
1.      Para que todas as familias sejam cada vez mais unidas e testemunhem o amor e a paz, cantemos:
2.      Para que os pais amem e eduquem seus filhos pelos caminhos de Deus, cantemos:
3.      Para que os filhos respeitem, amem e obedeçam a seus pais ou responsáveis, cantemos:
4.      Para que Santo Antônio interceda pelos namorados e esposos, fazendo com que seu amor seja fiel e reflexo do amor de Deus, cantemos:
5.      Para que todas as famílias sejam fortalecidas e anseiem por serem como a Sagrada Família, cantemos:

Propósito: Neste segundo dia do Tríduo, vamos nos propor a rezar por todos os familiares que estão afastados da prática da fé. Se possível ajudarei uma família necessitada.

TRÍDUO A SANTO ANTÔNIO - 1º DIA - TEMA: SANTO ANTÔNIO E A PALAVRA DE DEUS


Comentário Inicial: Neste primeiro dia vamos refletir sobre o tema: Santo Antônio e a Palavra de Deus. Santo Antônio foi um grande pregador. Anunciou com palavras e com obras o Evangelho do Senhor. Em todos os lagares por onde passava espalhava a semente da Palavra de Deus. Ao refletir sobre este tema somos chamados pelo Senhor a Sermos também evangelizadores, Católicos que sejam capazes de anunciar o Reino dos Céus e as palavras de Cristo sem medo nem receio.

Oração do dia: Ó Deus, Tu nos falas através das Sagradas Escrituras. Faz com que teu povo queira te ouvir e cumprir aquilo que ensinastes. Daí que, a exemplo de Santo Antônio, amando, lendo e meditando as tuas Palavras alcancemos a Vida Eterna. Por Cristo nosso Senhor. Amém.

Leitura: 1º Fioretti 40
Santo Antônio encontrava-se em Rimini, para pregar o Evangelho. Como esta era uma cidade de hereges, não quiseram o ouvir. E ele por inspiração Divina dirigiu-se à foz do rio, junto do mar e estando na praia, entre o mar e o rio, começou a falar aos peixes, dizendo: “Ouvi a Palavra de Deus, ó peixes do mar e do rio, pois os infiéis heréticos esquivam-se de ouvi-la”. E dito isto, subitamente aproximou-se dele na praia tamanha multidão de peixes, todos tinham a cabeça para fora da água e estavam atentos à face de Santo Antônio, e todos em grande paz e ordem. Estando ali os peixes, Santo Antônio começou a pregar solenemente. Ao ouvir os ensinamentos do Santo os peixes começaram a abrir a boca e inclinar as cabeças como forma de reverência e louvor a Deus. Terminados seu sermão, Santo Antônio despediu os peixes com a benção de Deus e todos partiram maravilhados, bem como o povo que assistia ao milagre. Em Louvor de Cristo. Amém.

Salmo: A palavra de Deus é verdade, sua lei, liberdade.
1.      A lei do Senhor é perfeita, conforto para a alma. O testemunho do Senhor é fiel, sabedoria dos humildes.
2.      Os preceitos do Senhor são precisos, alegria ao coração. O mandamento do Senhor é brilhante, para os olhos é uma luz.
3.      Mais desejáveis que o ouro são as palavras do Senhor, são mais dóceis do que o mel, do que o mel que sai dos favos.
Evangelho: Mateus 7, 24 – 27
Naquele tempo, disse Jesus: “Quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática é como um homem sensato, que construiu sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não desabou, porque estava construída sobre a rocha. Por outro lado, quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática é como um homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos sopraram e deram contra a casa, e ela desabou, e grande foi a sua ruína!” Palavra da Salvação.

Preces: A resposta de nossas preces será: Senhor, que a tua Palavra nos transforme.
1.      PARA que todos nós amemos a Palavra de Deus, rezemos:
2.      PARA que tenhamos coragem de anunciar o Evangelho com palavras e obras, rezemos:
3.      PARA que os pais deem aos seus fihlos o Pão da Palavra, rezemos:
4.      PARa que os pregadores, missionários e catequistas anunciem e vivam a Palavra de Deus, rezemos:
5.      PARA que a exemplo de Santo Antônio deixemos a Palavra de Deus transformar a nossa vida, rezemos:
Propósito: Quero me habituar a ler diariamente a Bíblia, nem que seja um versículo apenas. Quero me convencer sempre mais que Deus tem um recado de amor para mim a cada dia.